domingo, 10 de março de 2013

Oficina intensiva com Abel Saavedra “Desconstruindo objetos”

Técnicas de animação e manipulação de objetos para clowns, atores, bailarinos, estudantes de artes cênicas, aprendizes, iniciantes, iniciados, com ou sem experiência, interessados em geral.


Tema: o clown e os objetos.
Esta oficina propõe uma experiência teórica e prática que mergulhe no mágico mundo do clown, mas orientada a trabalhar a relação que o clown na sua dimensão de ator, desenvolve com os objetos com os quais interage.
Assim, mostramos algumas técnicas básicas na arte da animação e manipulação de objetos, atendendo à dificuldade que o clown enfrenta ao se relacionar com os elementos, a como transformá-los, potencializando-os para seu aproveitamento, e como levá-los alem de sua criação “comum“, re-valorizando-os até torná-los parceiros em cena.
 
Ministrante: Abel Saavedra, ator, clown, titiriteiro, cenógrafo e diretor de teatro, fundou a Cia Serafín Teatro(Campinas, 2011) e Seres de Luz Teatro (Búzios, 1994). Tem 20 anos de experiência na linguagem do clown, na figura do palhaço clássico, no teatro de animação e na construção de bonecos e marionetes. Estudou com Philippe Goulieau (Londres), Philippe Genty (Paris), Sue Morrison (Montreal), Nani-Leris Colombaioni (Roma), e Lume Teatro Unicamp (Brasil), entre outros.

Objetivo: Através de diversas atividades individuais e grupais, apoiadas no trabalho físico e na dimensão lúdica do trabalho do clown, tentamos reunir numa mesma oficina algumas das técnicas para a percepção consciente que o manipulador de bonecos e objetos utiliza nas suas animações, com o trabalho re- significador que a lógica de desconstrução do clown aplica sobre os objetos com os quais se relaciona.
Assim, sem perder o livre jogo, procuramos brindar ao clown as ferramentas necessárias para enriquecer e naturalizar, um repertorio próprio de ações codificadas, tombos, tropeços e gags desenvolvidas a partir da utilização de objetos cênicos.
Vagas limitadas

   QuandoSábado 16 e Domingo 17de Março de 2013.
Horário: 9.00h as 13,00h, (intervalo), e retomamos de 14,30 as 18,30h.
Quanto: O custo da oficina é de R$ 300,00. (50% no momento da inscrição,  mediante depósito bancário, e o 50% restante no início da oficina).
Onde: Barracão Teatro: Endereço: Rua Eduardo Modesto n° 128, Vila Santa Izabel, Barão Geraldo, Campinas SP.
 Informações e inscrições: Abel Saavedra.
Tel.19 3367-1043.   Cel. 19-9612-4340  E-mail: serafinteatro@gmail.com