O LUME Teatro está com as inscrições para os CURSOS DE FEVEREIRO DE 2013 abertas até 28 de novembro, através do site: www.lumeteatro.com.br. São 10 cursos de imersão,confira a lista abaixo:
Há algum tempo venho pensando a respeito de uma "palestra" que ouvi do grande Leo Bassi no anjos do picadeiro de 2011.
Na programação do evento estava marcado uma aula espetáculo com Leo e fui ansioso para aprender mais de palhaçaria com o grande mestre, que para minha surpresa, apareceu dizendo que não iria mais ministrar a tão esperada aula porque tinha coisas mais importantes a falar.
Num misto de frustração e curiosidade fiquei escutando o que ele tinha para dizer e a aula espetáculo se tornou uma lição da função social do palhaço que, antes de fazer rir, contesta, transgride e se opõe ao regime piramidal que nossa sociedade e nossa arte se encontram.
Tentei filmar mas a bateria da minha camera acabou. Ontem vasculhando o youtube, como de costume, me deparei com parte da aula de vida que Leo Bassi nos presenteou.
Infelizmente não está completo, mas já passa seu recado.
Acabo de ler uma entrevista com o palhaço Chacovachi que gostaria de compartilhar.
Pra quem não conhece, Chacovachi é um palhaço argentino que trabalha a mais de 20 anos nas praças de seu país e do mundo. Dotado de um humor ácido e recheado de bastante crítica social, seu espetáculo conduz o público à refletir a respeito da sociedade em que vivemos sem nunca perder de vsita o riso.
Para visualizar a entrevista clique no link abaixo:
As vezes eu me impressiono com a forma como somos abençoados de uma forma totalmente inesperada.
De vez em quando costumo ver se os links do blog estão funcionando. Para isso vou clicando um a um e, as vezes, um clique me leva a outro, que me leva a outro e quando menos espero sou abençoado com a cena de um grande Palhaço.
Hoje não foi diferente, fui clicar no link da Palhaça Barrica para ver se funcionava e, ao entrar no blog, uma palavra me saltou aos olhos.
Mestres.
E meus olhos conduziram meus dedos para mais um clique, e mais outro, e mais outro, foi quando encontrei o Palhaço Xuxu! Tá, eu já havia visto o Xuxu, mas hoje encontrei algo que me alegrou. Não sei dizer se é esse toque de rabujento que ele tem, se é esse toque de falador que o palhaço nordestino possui, se é a habilidade de conduzir as cenas de uma forma precisa ou se é tudo isso misturado em um caldeirão de características que o tornam único.
Vejo o palhaço como aquele que promove a graça, não só no sentido cômico da palavra, mas como um dom gratuíto e imerecido, como uma benção.
Hoje fui abençoado e gostaria de compartilhar com todos.
Eu sou um amontoado de coisas que pensam de mim.
Eu sou um amontoado de coisas que penso de mim.
Eu sou um amontoado de coisas que pensa.
Eu sou um amontoado de coisas.
Eu sou
Eu.